Suplementos alimentares são importantes aliados para uma vida mais saudável, mas devem ser utilizados com cautela e de acordo com os objetivos e necessidades de cada um.
Qualidade de vida, saúde e bem-estar estão diretamente relacionados com uma alimentação equilibrada.
No entanto, nem sempre a dieta de uma pessoa oferece todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Então, surge a necessidade dos suplementos alimentares.
Neste artigo, você vai entender mais sobre o que é a suplementação e em que casos ela pode ser feita.
Além disso, vai conhecer 4 suplementos que possuem resultados cientificamente comprovados para melhorar sua performance nos treinos.
Continue a leitura e confira.
O que é suplementação alimentar?
Os suplementos alimentares são produtos que contêm os nutrientes adicionais necessários para complementar a dieta regular de uma pessoa.
Esses nutrientes podem ser vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos, proteínas ou outros compostos bioativos.
Portanto, a suplementação alimentar é uma importante ferramenta utilizada por médicos e nutricionistas para ajudar a suprir deficiências nutricionais, prevenir doenças relacionadas à carência de nutrientes específicos ou melhorar o desempenho físico ou mental, por exemplo.
Existem diferentes tipos de suplementos alimentares disponíveis no mercado, cada um com finalidades específicas.
É sobre isso que falaremos a seguir.
Em quais casos a suplementação alimentar pode ser feita?
Existem diversas situações em que os suplementos alimentares podem ser utilizados. Alguns desses casos são:
- Deficiências nutricionais: se o paciente tiver uma deficiência conhecida de nutrientes como ferro, vitamina D ou cálcio, por exemplo.
- Restrições alimentares: pacientes que seguem dietas específicas como o vegetarianismo e o veganismo podem utilizar a suplementação para repor os nutrientes ausentes na alimentação, como a vitamina B12.
- Períodos de crescimento e desenvolvimento: na infância e na adolescência, bem como durante a gravidez, a suplementação pode garantir o fornecimento de nutrientes essenciais nesses períodos críticos.
- Atividades físicas intensas: algumas pessoas podem precisar de certos nutrientes para apoiar o desempenho, a recuperação muscular e a prevenção de lesões.
- Condições médicas específicas: alguns problemas de saúde podem prejudicar a absorção de nutrientes pelo organismo ou aumentar as necessidades nutricionais.
Como pode ser feita a suplementação?
Dependendo do tipo de suplemento e das necessidades individuais de cada paciente, a suplementação alimentar pode ser feita de diferentes maneiras.
Algumas das formas mais comuns são:
- Comprimidos, cápsulas ou pílulas, ingeridos com água;
- Pós, que podem ser misturados com água, sucos ou outros alimentos como iogurtes;
- Líquidos tomados diretamente ou adicionados a bebidas ou alimentos.
- Barras ou shakes, em uma opção prática e portátil.
4 suplementos para melhora da performance nos treinos
Sem dúvidas, quando o assunto são os suplementos alimentares, os mais conhecidos são aqueles utilizados para melhorar a performance nos treinos de academia.
Existem muitos produtos com essa finalidade, mas agora você vai conhecer 4 desses suplementos que possuem evidências científicas de resultados eficientes.
Creatina
A creatina é indicada para quem busca hipertrofia, ganho de força e potência muscular.
A creatina é um composto derivado de aminoácidos, naturalmente presente em carnes, peixes, frango, ovos e leite.
Ela está envolvida no processo de produção de ATP, fonte de energia usada pelos músculos em exercícios físicos de alta intensidade e curta duração como musculação e corrida de poucos metros.
Whey protein
O whey protein é a proteína extraída do soro do leite, composto principalmente pelas proteínas alfa-globulina e beta-globulina.
Dessa forma, o whey fornece todos os aminoácidos não produzidos pelo organismo, importantes para a síntese de fibras musculares.
Por isso, esse é um suplemento ideal para quem busca ganho de massa muscular (massa magra) e recuperação muscular.
Cafeína
A cafeína tem ação estimulante, adiando a fadiga, elevando a concentração e aumentando a disposição para praticar exercícios.
Além disso, também tem efeito termogênico e acelera o metabolismo, ao estimular a mobilização da gordura corporal.
Assim, a cafeína é ideal para aumentar a disposição para treinar e acelerar a queima de gordura.
Beta Alanina
A Beta Alanina é um aminoácido que ajuda no controle do pH do sangue, contribuindo para o desempenho em exercícios de alta intensidade.
Pessoas que desejam adiar a fadiga e reduzir os riscos de lesões na musculatura podem fazer a suplementação de Beta Alanina.
A decisão de iniciar a suplementação alimentar precisa ser baseada em uma avaliação individualizada, considerando as necessidades e condições de saúde de cada pessoa.
Então, consulte um médico ou nutricionista especializado para obter orientações adequadas sobre o uso de suplementos alimentares para o seu caso.
Instituto Plenitud – (27) 99738-3044
Acesse o nosso blog e confira mais dicas de saúde, qualidade de vida e bem-estar para o seu dia a dia
Participe do Grupo Vip do Instituto Plenitud no WhatsApp


