Olá!
Atualmente, as pessoas se alimentam mal, o sedentarismo é uma característica de boa parte da sociedade e a correria diária acelera processos como o stress e a ansiedade. Em consequência, boa parte da população se encontra fora do peso e emagrecer se transformou em um desafio, ou melhor, questão de qualidade de vida.
Emagrecer! Este é um verbo que nunca sai de moda. Você sabe o significado dessa palavra? Que tal iniciarmos a nossa conversa com a diferença entre emagrecer e emagrecimento?
Emagrecer é o simples ato de perder peso. Emagrecimento refere-se ao processo denominado como redução da massa de gordura corporal. Tudo aquilo que a pessoa precisa fazer para gerar uma perda ponderal geral que pode ser conquistada também através da redução de água corporal e perda de massa muscular, por exemplo. Isso implica na mudança de hábitos, na adoção de uma alimentação equilibrada e de uma série de ajustes diários no cotidiano.
O processo
O processo de emagrecimento será conquistado sempre que atuarmos nas vias metabólicas do tecido adiposo do corpo. Desde o processo de síntese de gordura corporal, metabolismo da célula gordurosa até o processo de destruição da gordura dentro deste tecido.
O que é o salto calórico positivo?
A síntese ou deposição de gordura corporal ocorre sempre que há um saldo calórico positivo. Este é o resultado obtido entre o que se consome de calorias subtraídas das calorias que foram gastas. O saldo calórico tem como base a Taxa Metabólica basal do indivíduo (TMB), que é obtida através de cálculos específicos. Esta taxa está diretamente ligada à massa corporal livre de gordura. Sendo assim, indivíduos com maior massa magra (muscular) terão maior taxa metabólica quando comparados com indivíduos com o mesmo peso, porém com menos massa muscular.
Quando atuamos reduzindo o aporte calórico do indivíduo ou aumentando o gasto energético, com o objetivo de promover déficit calórico, podemos mais assertivamente conquistar o emagrecimento.
Emagrecimento é um processo individual?
O metabolismo do tecido adiposo envolve várias reações químicas, gerenciadas por vários hormônios, enzimas e cofatores. Entendemos que existem várias maneiras de conquistar o processo de emagrecimento quando alteramos estas cascatas químicas envolvidas na fisiologia da célula gordurosa.
Os profissionais que entendem de toda esta fisiologia, como os endócrinos, nutrólogos e nutricionistas são os mais habilitados a descobrir, em cada indivíduo, se existe uma disfunção específica neste eixo e indicarão a melhor ferramenta terapêutica para promoção do emagrecimento. Existem vários medicamentos, suplementos e fitoterápicos que atuam nestas vias metabólicas.
Procedimentos estéticos e cirúrgicos ajudam a emagrecer?
A destruição da célula gordurosa é outra via também muito estudada para promoção de emagrecimento. Com este objetivo existem vários procedimentos estéticos e cirúrgicos específicos, que promovem desde o congelamento de células de gordura até a remoção do tecido adiposo de determinado local do corpo.
Vale ressaltar que os procedimentos estéticos e cirúrgicos não atuam no depósito visceral de gordura, sendo somente tratado o depósito periférico (estético) de gordura corporal.
Existem alguns suplementos, medicamentos e fitoterápicos que agem dentro desta via de ação, agindo também sobre a gordura visceral.
Poderemos conquistar o processo de emagrecimento sempre que:
- Promovermos um balanço ou saldo energético negativo.
- Atuarmos nas vias metabólicas do metabolismo adiposo.
- Promovermos destruição do tecido gorduroso.
Existem tratamentos específicos para cada um dos itens acima e dentro de toda esta complexidade que envolve o termo emagrecer, uma consulta com abordagem integrativa, completa e personalizada que vise entender todos os processos em disfunção no indivíduo em questão se fará como ferramenta essencial no sucesso terapêutico.
Dentro deste entendimento, se encaixa os cuidados da Medicina Integrativa que objetiva entender o indivíduo como um todo, sob os aspectos do corpo físico, mental e emocional de cada pessoa.
Drª Mariana Liparizi
Vitória, ES, 23/10/2019