Ao praticar atividade física, nosso corpo libera hormônios que impactam positivamente na saúde. Não é preciso ser um atleta para sentir os benefícios de se exercitar. Bastam pequenas doses diárias de sessões de movimento, para experimentar o bem estar.
Durante a atividade, todo o corpo trabalha em função do estímulo gerado. Esse estímulo, desperta respostas hormonais positivas que trazem benefícios para corpo e mente.
É cientificamente comprovado que o exercício físico é um forte aliado no combate a doenças como ansiedade, depressão, obesidade entre tantas outras. Esse benefício é fruto da liberação dos hormônios que causam felicidade. A seguir veremos três desses hormônios poderosos.
Endorfina
Esse hormônio, liberado no sangue, melhora a resposta do sistema imune e causa bem estar. A Endorfina é a responsável pela sensação de recompensa e vontade de continuar.
Da mesma forma, ela é responsável por aliviar dores e controlar a ansiedade. Não é atoa que é vista como o analgésico natural do corpo, além de precursora de motivação e performance.
Serotonina
O hormônio popularmente conhecido como hormônio da felicidade é produzido durante a atividade física. A serotonina influencia positivamente no humor, estabilidade emocional e colesterol.
Igualmente, participa da regulação do apetite, o que ajuda também no emagrecimento. Portanto, promover a prática de exercícios diários é o ideal para manutenção dos níveis de serotonina.
Adrenalina
A adrenalina é responsável pelo aumento da taxa metabólica, gerada pela liberação de glicose, favorecendo a queima de gordura. Isso acontece porque a frequência cardíaca é aumentada e a queima de calorias acelerada.
Além destes três mais conhecidos, durante o exercício há a liberação de demais hormônios estimulantes e benéficos à saúde.
Mais benefícios importantes
A combinação de atividade física e liberação hormonal vai além das vantagens já citadas acima. É possível acrescentar mais benefícios a essa lista, como:
– Diminuição do estresse;
– Diminuição da pressão arterial;
– Redução de dores crônicas;
– Aumento da resistência imunológica;
– Aumento da disposição diária;
– Redução do percentual de gordura;
– Melhora do raciocínio e foco;
– Desenvolvimento de disciplina;
– Melhora na qualidade do sono e descanso;
– Diminuição da TPM e cólicas menstruais em mulheres;
– Aumento da força e resistência.
Bem-estar, liberação hormonal e atividade física
O bem estar causado pela liberação hormonal durante o exercício é reconhecido e entendido pelo corpo. Por esta razão, muitas pessoas se dizem viciadas na sensação que o exercício trás e não abrem mão da prática.
Todos esses hormônios são produzidos naturalmente e, por isso, não são prejudiciais ao organismo. É preciso atenção nas execuções, frequências e cargas, a fim de evitar lesões.
Tão importante quanto praticar atividade física é escolher uma modalidade que você se adapte. A constância da atividade também faz parte do processo de bem estar. Por isso, é importante praticar algo por prazer para que vire parte da rotina.
Acompanhamento especializado
Da mesma forma, é vital buscar profissionais habilitados para acompanhar e avaliar a aptidão corporal, individualmente. Dessa maneira há segurança para aproveitar os benefícios do corpo em movimento.
Para garantir todos esses resultados positivos é preciso também saber como anda seu funcionamento hormonal. Fazer o acompanhamento médico é fundamental para o conhecimento do seu corpo e de suas necessidades.
Em alguns casos, é preciso controle e acompanhamento dos níveis hormonais. Somente o seu médico pode identificar sua necessidade individual. E você, sabe como estão seus níveis hormonais? Pratica atividade física?


