Atualmente, com a vida corrida que a maioria das pessoas leva, a alimentação e o cuidado com o que se consome deixam de ser prioridade. Refeições saudáveis dão lugar ao consumo de alimentos industrializados prontos, que carregam em si componentes prejudiciais à saúde.
Esse estilo de vida leva o corpo a emitir sinais de que há algo errado. Dessa forma, o sistema imunológico é um dos mais sobrecarregados. É preciso cuidar da imunidade do nosso organismo e isso passa pelo tipo de alimentação que fazemos no dia a dia.
Mas o que de fato é a imunidade e o que ela tem a ver com alimentação, trabalho e estilo de vida? Essas são questões que a Dra. Mariana Liparizi responderá a partir de agora. Continue a leitura!
O QUE É IMUNIDADE?
Imunidade é o nome dado ao sistema de defesa do nosso organismo, também chamado sistema imune. Ele é responsável por combater doenças e contaminações causadas por vírus bactérias e fungos.
Nosso sistema imune trabalha a todo tempo sem descanso. Uma vez que estamos expostos a possíveis contaminações em todo lugar, seja no ar, nos alimentos ou no contato com superfícies.
A saúde e a imunidade estão diretamente relacionadas ao comportamento humano e a importantes fatores responsáveis por manter bons níveis de nutrientes, na busca por fortalecer e garantir o bom funcionamento da defesa do organismo contra os invasores.
COMO FORTALECER A IMUNIDADE?
Para fortalecer e manter a imunidade em bons níveis é preciso uma alimentação rica em nutrientes presentes nos vegetais, frutas, legumes e proteínas, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. São eles que construirão barreiras contra os invasores que surgirem.
É extremamente importante que nosso intestino – apelidado de segundo cérebro, tamanha sua importância para saúde corporal – esteja também saudável.
Em consequência, ele receberá estes nutrientes e os distribuirá ao sistema imune da melhor e mais completa maneira. Aproveitando cada benefício dos alimentos ingeridos.
Pensando na construção de uma boa flora intestinal, capaz de receber os nutrientes e processá-los sem perder seus benefícios, temos os probióticos e prebióticos. Estes também são alimentos que possuem propriedades nutricionais capazes de alimentar o intestino, dando condições para que ele trabalhe para condução dos nutrientes essenciais para cada função no nosso corpo. O que vai gerar saúde, bem-estar e imunidade.
QUAIS ALIMENTOS FAVORECEM O SISTEMA IMUNE?
Existem alimentos que são anti-inflamatórios, capazes de prevenir e combater as inflamações, alguns deles são
- as ervas aromáticas: cebola, alho e açafrão;
- peixes ricos em ômega 3, como atum, sardinha e salmão;
- as frutas cítricas laranja, acerola e abacaxi;
- os vegetais brócolis, couve-flor, repolho;
- o gengibre a raiz com grande poder anti-inflamatório.
A variedade de cores é muito importante no dia a dia, pois cada alimento trará um benefício diferente e complementar ao organismo. Proporcionando também uma gama de possibilidades nos sabores da alimentação diária.
As folhas verde escuras como rúcula, espinafre e couve, as frutas e legumes vermelhos ou laranjas como abóbora, tomate, beterraba e maçã são ótimas opções fortalecedoras de imunidade.
E ainda os probióticos e prebióticos, responsáveis pela manutenção da saúde intestinal, que também devem fazer parte das refeições: cereais integrais, alcachofra, banana, cacau, linhaça, kefir, queijo cottage, entre outros.
UM ORGANISMO FORTE E IMUNE
Com toda essa gama de opções que a natureza nos fornece é possível proporcionar ao nosso corpo equilíbrio e fortalecimento do sistema imunológico.
É importante lembrar que cada pessoa tem suas necessidades individuais e características específicas. Por isso, o acompanhamento personalizado é muito importante quando o assunto é uma dieta balanceada e equilibrada.
A Dra. Mariana Liparizi, no Instituto Plenitud, pode te ajudar a se alimentar com mais qualidade gerando inúmeros benefícios para a sua rotina. Entre em contato com a gente ou ligue para o Número de WhatsApp +55 (27) 99738-3044