A Covid-19 é uma doença complexa que afeta diversos órgãos do nosso corpo. Infelizmente, ainda não existem remédios específicos para a cura da doença. Por isso, a alimentação pós-covid é a principal forma de fortalecer o sistema imunológico e acelerar o processo de recuperação.
Entre as principais consequências da doença estão a fadiga excessiva, o emagrecimento e a fraqueza muscular. Tudo isso pode ser combatido com uma dieta equilibrada e pensada especificamente para as necessidades nutricionais de cada paciente.
Neste artigo, você vai entender como o cuidado com a alimentação pós-covid é uma maneira de auxiliar na sua recuperação e retomada das atividades. Continue a leitura e confira!
O papel da alimentação pós-covid no processo de recuperação
Não é difícil compreender porque a alimentação tem um papel fundamental para a reabilitação de pacientes que tiveram Covid-19, especialmente na forma grave da doença.
Nos casos em que foi necessária a internação, isso se torna ainda mais claro. Tanto tempo restrito ao leito, com baixo consumo alimentar, faz com que os pacientes tenham perda muscular e desenvolvam quadros de desnutrição.
Dependendo do grau de severidade da infecção, será preciso fazer ajustes diferentes na alimentação pós-covid.
Nos casos mais leves, ao invés de pensar em nutrientes específicos, pode-se falar em um padrão alimentar saudável, com consumo de frutas, verduras, legumes, peixes, ovos e leguminosas.
Por outro lado, quando o paciente precisa ficar internado, é fundamental consumir mais nutrientes que auxiliam na recuperação da massa muscular perdida, tais como as proteínas e fibras.
Quais alimentos inserir na dieta pós-covid?
Acima de tudo, é preciso ter muito claro que a imunidade é formada por uma série de fatores: não existe um único alimento ou nutriente capaz de curar ou prevenir uma doença por si só.
Nesse sentido, pensar em uma alimentação pós-Covid está muito mais relacionado à adoção ou recuperação de hábitos saudáveis do que uma resposta imediata do corpo.
Trata-se de acelerar o processo de reabilitação e retomada das atividades diárias.
Tendo isso em mente, conheça alguns alimentos que podem ser inseridos em sua dieta depois de passar pela Covid-19.
– Carne vermelha, frango, peixe, ovos e outras fontes de proteína, para auxiliar na recuperação muscular;
– Alimentos ricos em vitamina C, ômega 3 e zinco, nutrientes com propriedades cicatrizantes, principalmente quando houverem feridas na pele após um longo tempo de internação;
– Alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, para acelerar a recuperação das células de defesa do corpo. Frutas, legumes, nozes, cúrcuma, sementes de abóbora e girassol são apenas alguns dos exemplos.
Além disso, lembre-se que a hidratação também é fundamental para manter o organismo funcionando de forma correta. O ideal é ingerir pelo menos dois litros de água por dia, além de chás, sucos e vitaminas.
Neste artigo, você pode entender porque a alimentação tem um papel tão importante na recuperação da Covid-19.
Existe alimento milagroso?
Não existe um alimento milagroso, mas uma dieta equilibrada certamente auxilia nas funções do nosso corpo e na recuperação de sintomas como fraqueza muscular e fadiga excessiva.
Gostou de saber mais sobre a alimentação pós-covid?
Leia outros artigos em nosso blog e confira outras dicas sobre saúde e bem estar.
Dra. Mariana Liparizi – Instituto Plenitud
(27) 99738-3044.