Saúde e bem-estar da mulher vão muito além da ausência de doenças.
Por isso, a medicina integrativa propõe um olhar com foco no paciente em sua totalidade, abrangendo seus aspectos físicos, psicológicos, espirituais e sociais.
Ao invés de tratar os sintomas e as doenças isoladamente, a medicina integrativa coloca o paciente no centro do tratamento.
Neste artigo, confira como essa abordagem de cuidado em saúde funciona e quais são os programas que o Instituto Plenitud oferece.
O cuidado da mente, corpo e espírito na medicina integrativa
A medicina integrativa parte do pressuposto de que fatores físicos, emocionais, sociais, espirituais e ambientais podem afetar sua saúde.
É uma abordagem que tem como objetivo oferecer um tratamento humanizado, conforme as necessidades e particularidades de cada pessoa.
Justamente por isso, é comum que o paciente seja acompanhado por profissionais de diversas áreas, como médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, por exemplo.
Assim, com a integração entre a equipe de saúde e o paciente, é possível entender melhor as causas de determinados sintomas, minimizar seus efeitos e aumentar a qualidade de vida.
A medicina integrativa tem 7 pilares:
- Ser menos invasiva, evitando procedimentos cirúrgicos desnecessários;
- Basear-se em evidências, solicitando exames completos para determinar possíveis causas dos sintomas, além de ouvir com atenção e entender a rotina do paciente;
- Combinar tratamentos tradicionais com terapias complementares;
- Investigar a causa do problema, avaliando tudo o que cerca o dia a dia do paciente;
- Considerar todos os fatores de bem-estar, como o sono, hábitos alimentares, rotina de trabalho e atividades físicas;
- Analisar os resultados, avaliando tudo o que foi coletado para então determinar o melhor tratamento;
- Priorizar a relação entre médico e paciente, entendendo que o paciente é protagonista de sua saúde.
Atendimento diferenciado: a importância de se ouvir o paciente
Como dito anteriormente, um dos pilares da medicina integrativa é colocar o paciente no centro de seu tratamento, com participação ativa.
Para isso, é preciso que o profissional conheça o paciente, entenda suas preocupações e desenvolva um plano de tratamento personalizado.
Durante a consulta, o profissional integrativo faz uma série de perguntas para entender a saúde geral do paciente, compreendendo sua realidade como um todo e determinando possíveis fatores de risco.
Por meio de questionários, avaliações do estilo de vida e outras ferramentas de diagnóstico, é possível obter uma visão mais holística de saúde.
Com base nessas informações, o profissional pode desenvolver um plano de tratamento que combine abordagens convencionais e complementares para atender às necessidades específicas de cada paciente.
Esse plano de tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, dietas, meditação, acupuntura, massagem e outras terapias.
Programas de medicina integrativa do Instituto Plenitud
O Instituto Plenitud conta com diversos programas para o cuidado com a saúde de forma integrativa.
Alguns dos programas são:
Integra Pró-Woman
Voltado para mulheres que convivem com dores, cólicas, TPM, desânimo, mau humor, cansaço, dificuldade para engravidar – dentre outras questões.
O Integra Pró-Woman tem um olhar holístico, integrando cuidados com o corpo, mente e espírito.
As pacientes serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar que reúne médica nutróloga, ginecologista integrativa, nutricionista e terapeuta.
Integra Pró-Mind
A busca pela saúde mental passa por intervenções eficazes, harmônicas e equilibradas em todas as dimensões da saúde física, emocional e mental.
Por isso, o Instituto Plenitud criou o programa Integra Pró-Mind, direcionado à performance mental e tratamento de doenças psiquiátricas e mentais.
A equipe multidisciplinar é formada por psiquiatra, terapeuta, nutróloga e nutricionista.
Integra Freedom
A medicina integrativa pode ser sua principal aliada na busca por mais qualidade de vida.
O programa Integra Freedom foi pensado para ajudar os pacientes que sofrem com sintomas como dores constantes em todo o corpo, cansaço frequente, insônia, rigidez muscular, desânimo, problemas de memória e concentração, síndrome do intestino irritável, e outras questões.
Dessa forma, com uma equipe multidisciplinar, o Instituto Plenitud pode auxiliar os pacientes a terem mais bem-estar através de cuidados com a mente, com o corpo e com o espírito.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre como a abordagem da medicina integrativa pode te ajudar a alcançar uma vida mais saudável e plena.


